Coisas que aprendi duranto o 1ºano de universidade

Hallo^^ Já ando a pensar em escrever um post deste género desde o final das aulas, mas a verdade é que achei que iria dar imenso jeito nesta altura para quem vai entrar agora na universidade! No ano passado tive a aventura da minha vida e mudei-me da minha simples e pacata cidade para a grande Lisboa e fui estudar para o IST (se alguém for entrar para lá agora digam-me alguma coisa terei todo o gosto em vos ajudar no que precisarem!). Fui para o meu curso completamente sozinha, apenas tinha uma amiga minha a ir para o IST também mas para um curso completamente diferente por isso como podem imaginar não foi fácil! Hoje venho falar-vos da minha experiência por lá e o que aprendi!


1. Não tenham medo de ser vocês mesmos!
Quando entramos para um sítio novo sem qualquer amigo temos medo de não ser aceites e que nos deixem de parte. A verdade é que isso não acontece! Sejam vocês mesmos não tenham medo de ser extravagantes, super divertidos, soltem-se e vão ver que corre tudo super bem! Lembrem-se que ninguém conhece a vossa história por isso é a altura certa para começar tudo do 0 e fazer novas amizades (claro que se quiserem contem a vossa história mas escolham bem)



2. Vão fazer montes de amigos.
A mais pura das verdades, não consigo sequer contar a quantidade de amizades que fiz neste primeiro ano, é claro que os grupos de amigos podem vir a mudar ao longo do ano letivo, até por causa dos turnos e turmas, mas no final tenho a certeza que tal como eu encontraram o vosso grande ou pequeno grupo de amigos que não trocam por nada! Esses tenho quase a certeza que levo comigo para a vida.


3. As saudades de casa apertam!
No início cheguei a sentir-me mesmo muito sozinha, estava numa casa com um amigo meu (tive sorte por já o ter lá mesmo assim!) e mais outra rapariga, mas ela chegava sempre tarde e ele ou estava com a namorada ou a estudar na universidade, conclusão, eu que só tendo aulas de manhã passava as tardes sozinhas (isto depois da praxe porque as duas primeiras semanas foram mesmo muito ocupadas!), custou-me tanto lá estar, chegava a telefonar à minha mãe para me fazer companhia por telefone e chegava à sexta feira com uma alegria enorme por voltar para casa! Claro que aos poucos foi melhorando, a minha madrinha de praxe mudou-se para a casa onde estou e é muito mais divertido lá viver (risos), mas ainda hoje quando entro no expresso para ir para Lisboa sinto um aperto no coração por estar a ir embora e não querer lá muito.

(a minha mãe e o meu namorado, as pessoas de quem mais sinto falta)

4. As aulas são essenciais.
Já devem ter ouvido isto dos professores imensas vezes (vão ouvir agora ao entrar novamente), mas pelo menos para mim é mesmo essencial. Claro que não tendo aquela obrigação de lá meter os pés dá vontade de nem ir, até porque há cada professor... (vocês verão), mas eu quando fiquei doente e não pude mesmo ir, fez-me uma enorme diferença! Andei 2 semanas a compensar matéria e a estudar mais que sei lá o quê, não fazia mais nada do que passar as tardes em casa a tentar absorver o máximo de matéria para conseguir perceber a que estava a dar na altura nas aulas. Por isso o meu conselho é mesmo irem lá, nem que seja por descargo de consciência, mas a ouvirem algo entra na cabeça!


5. Aproveitem as aulas práticas.
Muitas das cadeira têm aulas práticas em que resolvem exercícios de uma ficha disponibilizada anteriormente, não tenham medo de pedir algum exercício que não tenham percebido tão bem, ou tirar alguma dúvida que surja no momento, pode até parecer uma pergunta estúpida mas acreditem que por vezes muita gente está a pensar o mesmo (vi isto a acontecer tantas vezes!). Outra coisa que convém fazerem é levar as fichas feitas para as aulas (eu própria já testei fazer as fichas apenas nas aulas e depois arrependi-me), assim metem o estudo em dia e vão treinando a matéria, desta forma quando estiver a chegar a altura do teste podem dedicar-se a fazer apenas testes anteriores!


6. Experimentem.
Não tenham medo de experimentar métodos de estudo diferentes, eu em cada semestre experimentei um diferente. No primeiro passava tudo no mesmo caderno e depois passava a limpo (passava as tardes nisto sem necessidade) acabava por às vezes não ter tempo para fazer as fichas e fazia-las nas aulas práticas. Depois cheguei à conclusão que gastava imenso tempo só a passar a limpo por isso cadeira que tivesse a certeza que o caderno ficava bom a passar nas aulas passava diretamente, as outras passava no caderno de tudo onde fazia também os exercícios todos que podia, além disso estudei mais em grupo (escusado será dizer que o segundo foi muito mais eficaz). Por isso aproveitem e ajudem-se uns aos outros, ao explicarem a matéria a outra pessoa vão desenvolvendo a vossa maneira de pensar sobre o assunto e pode ser uma boa maneira de ver se está apenas sabido/decorado ou mesmo percebido.

(fotos do tumblr)

7. Cozinhar não é um bicho de 7 cabeças!
Fui para Lisboa sem qualquer experiência no mundo da cozinha, a única coisa que sabia fazer era um ou outro bolo mas com ajuda. Agora? Agora adoro cozinhar, adoro meter um pouco de criatividade e misturar coisas , nada muito estranho que sou esquisita (sim e muito, risos), ainda no início desta semana fiz um doce fresco vindo aqui da minha cabecinha! (Claro que me inspirei em muitos outros mas estou orgulhosa de mim mesma.) Concluindo, liguem para os vossos pais se tiverem dúvidas de como se faz algo, eu própria faço isso imenso se forem entre as 8 e 9 da noite e a minha mãe ouvir o telefone já sabe para que é!



E termino aqui nos 7 que já acho que é um bom número. Espero que tenham gostado do post e que tenham aprendido alguma coisa (ou pelo menos tirado algum peso dos vossos ombros muito stressados), relaxem que isto não é nenhum papão! Se quiserem ver como foi a minha experiência na praxe vejam aqui e aqui. Voltando a dizer, se precisarem de mim por Lisboa posso tentar ajudar, não tenham medo de falar comigo. Boa sorte a todos os que vão entrar este ano e boas continuações aos outros! Até ao próximo post! kiss^^

Mais posts back to school aqui!

20 comentários:

  1. Um bom post! :D Acho que posso aplicar isso tudo quando fui caloira. Amizades, essas vão e vêm, só no meu 2º ano encontrei um grupo porreiro na turma e outro cá foca, com quem morava e saía.
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das lições que aprendeste :). Eu também as aprendi, e são tão verdade!
    É verdade, cozinhar não é assim tão difícil, eu aprendi este verão e já adoro ( embora ainda tenha muito mais para aprender de cozinha xD).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz faculdade mas deve ser uma experiência muito boa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post! Já vou para o meu 3º ano e senti exatamente as mesmas coisas que tu no primeiro ano. Com a exceção do cozinhar. Já adorava cozinhar, mas sem dúvida que ir para a faculdade e ter de me desenrascar, deu-me um bocadinho mais de criatividade na cozinha. Tive a sorte de no primeiro ano viver com os meus dois primos que já lá estavam a estudar, mas, mesmo assim, as primeiras semanas foram um bocadinho complicadas :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  5. Excelentes dicas! Passa pelo meu blogue é segue-me pois eu também te sigo! 😄 Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. This is such a wonderful post! Have a nice day:)

    irenethayer.com

    ResponderEliminar
  7. Muito útil para quem vá para a universidade este ano :) espero que o curso te continue a correr bem!

    ResponderEliminar
  8. Aproveite enquanto ainda há esse ambiente mágico :)

    Lua do Meu Mundo da Lua
    FanPage (se inscreva no blog, te esperamos por lá)

    ResponderEliminar
  9. Excelentes dicas para quem vai entrar na faculdade este ano, como por exemplo, eu. E estou aterrorizada ahah

    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/
    Duas publicações por dia!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado :D Sim, eu vou continuar com as minhas experiências ahahah :P

    Muito bom post. Os 3 anos de universidade foram bons, mas devo dizer-te que cresci e aprendi muito mais nos 2 anos de mestrado que se seguiram :D Se a pessoa entrar no curso que gosta mesmo, é meio caminho andado para que tudo corra bem :D

    NEW DIY POST | Karlito Fendi Charm.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, é muito bom ler isto para quem vai entrar na universidade agora!
    Um grande beijinho ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  12. wow fantastic post dear! so truly!!!
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post, muito interessante e criativo!
    Acho o primeiro ponto, muito importante, apesar de por vezes não ser fácil, é preciso sermos nós mesmo em qualquer situação, e nunca esquecermos os nossos valores!
    Beijinhos <3

    http://un-faux.pas.com

    ResponderEliminar
  14. Post interessante, para mim a primeira dica é a mais importante de todas (talvez de ser a primeira que colocaste) :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. O primeiro ano é emocionante mesmo, principalmente longe de casa! Sucesso sempre!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  16. Adorei :) Eu não tive necessidade de me mudar, mas concordo com tudo o que disseste!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tão verdade ahahahah beijinho

    www.theycallmerita.pt

    ResponderEliminar
  18. Eu não tive de mudar de cidade para ir para a universidade mas concordo com tudo o que referiste (a parte do cozinhar só aprendi quando morei fora do país e mesmo assim... ainda tenho de melhorar).
    Boas aulas :)

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar