Dossier + notebook DIY

Hallo^^ Hoje trago-vos mais um DIY para a série Back to School mas desta vez é um de material escolar! Há imensos cadernos e dossier lindíssimos nesta altura à venda mas a maioria deles são demasiado caros para aquilo que são. Às vezes até temos uns dossiers em casa bons a não ser usados mas como são feios deixamo-los de lado não é verdade? E aqueles cadernos de capa preta super baratos no supermercado? Hoje venho-vos dar umas dicas e ideias (espero eu!) para decorarem estas duas coisas de maneira a terem algo original, totalmente ao vosso gosto e ainda pouparem dinheiro! Curiosos para saberem como fazer estas duas capas? Continuem a ler!


Para o dossier precisam:
  • dossier, se não for liso tenham a certeza que com o desenho cobrem tudo;
  • tinta acrílica, usei branco, azul, roxo e prateado;
  • esponja, aproveitem os restos da esponja de cozinha;
  • cartão ou papel mais grosso;
  • tampa ou copo;
  • fita cola;
  • tesoura;
  • pincel e copo para lavar (opcional) .

O primeiro passo é fazer o molde para o centro, coloquem a tampa ou copo por cima do papel mais grosso e com a ajuda de um lápis ou caneta façam o contorno, depois é só recortar com jeitinho. Agora escolham onde querem o vosso centro de nuvem e com a ajuda de fita cola coloquem o molde.


Para fazerem esta nuvem têm de ter cuidado com os excessos de tinta (usei o pincel para colocar  atinta na esponja), a primeira camada de cor é tranquila porque não sobrepõem nada mas a segunda cor tem que levar mais cuidado senão fica demasiado carregado e afinal o objetivo é uma nuvem logo algo que parece leve! Eu passei primeiro o branco (quase que fiquei tentada a deixar só esta cor de tão giro que estava), depois o azul, o roxo, o prateado e no fim ainda voltei a dar um toque de branco. Utilizei a esponja na diagonal porque era rectangular mas se conseguirem algo mais ou menos redondo não precisam de dar orientação e tenho a certeza que também fica lindo!


Por fim para acabar a obra de arte ainda me meti a fazer eu a parte da frase mas não gostei lá muito por isso fui para o pinterest até encontrar uma frase e design que me agradasse, felizmente este ficou mesmo a condizer com o que eu queria. Foi só imprimir, recortar e com cola de tubo e muito cuidado para ficar no sítio fixar o círculo. Está feito!


Para o caderno precisam:
  • caderno de capa preta;
  • revistas antigas, quanto mais coloridas melhor;
  • régua, acabei por usar uma mais pequena;
  • papel grosso ou cartão;
  • tesoura;
  • cola, eu prefiro de tubo que a de batom parece que nunca cola em condições;
  • e muita paciência.

Tal como para o dossier o primeiro passo é fazer o molde, eu escolhi um losango mas podem fazer o que quiserem há imensos padrões giros! Dei-lhe 4,5cm em cada base e 2,5cm de altura.


Com o molde feito é preciso começar a folhar as revistas, que cores parecem mais vezes? Escolham as que combinam e comecem a arrancar folha e desenhar losangos, tenham atenção a mudança de cor que querem fazer e o facto de que umas vezes o molde vai estar de um lado e outras do outro, não se preocupem se se enganarem no lado, aconteceu-me imenso! Para ser mais fácil vão colocando as peças na mesa ao vosso lado já na posição final assim torna-se mais fácil ver o que falta e em que sentido. Em termos de números precisei de 4 por 10 losangos.


Uma vez todos recortados e escolhidos os lugares finais é só começar a colar, usem uma régua para ajudar a tirar o excesso de cola por baixo dos losangos, guardem também as peças da margem para o fim pois estas precisam de ser cortadas a meio e ajustadas.


Como fiquei com uma margem maior em cima (comecei a colar por baixo, aconselho-vos a fazerem ao contrário de mim e começarem por cima) acabei por colocar o nome aqui do blog com uma caneta prateada. Mas sabem qual é a melhor parte?! É que este caderno não é para mim, mas sim para um de vocês por isso fiquem atentos que entretanto virão surpresa! Espero que tenham gostado destas duas decorações tanto para cadernos como para dossiers (as cores mais reais são as da primeira foto!), se decidirem seguir a dica e fazerem os vossos mandem-me fotos para eu ver, podem recorrer ao facebook da página, ao instagram e ao twitter! Até ao próximo post! kiss^^